OFEREÇA HOTSPOTS DE WIFI PARA CLIENTES E VENDA MAIS

Hotspots de Wi-Fi para clientes são uma estratégia importante para alavancar vendas. A internet já faz parte do cotidiano da maioria dos brasileiros. As pessoas conversam com família e amigos, mantêm-se informados e procuram lazer por essa mídia. Dentre as diversas revoluções que a internet trouxe, o consumo de produtos e serviços foi especialmente afetado.  

As compras online já representam cerca de 30% do varejo nacional. Negócios fechados em dispositivos móveis atingiu cerca de 12% do volume, segundo relatório Webshoppers do E-bit.

Contudo, é preciso perceber que os clientes aproveitam a internet também em lojas físicas. Comparam preços, pesquisam especificações técnicas e verificam avaliações de outros usuários daquele mesmo produto. Isso mostra que oferecer Wi-Fi para clientes, tornou-se mais do que uma comodidade.

Passou a ser item estratégico para os empreendedores. A pesquisa da AirTight Networks mostrou que 27,5% das lojas que oferecem hotspots de Wi-Fi para os clientes perceberam um aumento significativo nos resultados e nos níveis de fidelidade de seus clientes.

Alta no número de Hotspots

O Brasil está entre os países que mais oferece pontos para acesso via Wi-Fi para clientes, com mais de 2 milhões, segundo pesquisa da iPass.

A avaliação foi feita em tipos variados de estabelecimentos, de cafés a hotéis, de shoppings a aeroportos. O número, no entanto, ainda é pequeno em relação à proporção demográfica do País.

Os Estados Unidos, por exemplo, segundo lugar da lista, possui quase 10 milhões de hotspots, enquanto o primeiro, França, contabiliza 14 milhões.

Ou seja, ainda há muito espaço para crescer.Segundo o CEO da iPass, empresa responsável pela pesquisa, Evan Kaplan, existe uma preferência dos consumidores em frequentar e se fidelizar a estabelecimentos que possuem conexão de internet aberta e gratuita.

Entretanto, é preciso ter atenção à tecnologia adotada. Hoje, ter um roteador com internet aberta já não é mais suficiente, e pode até trazer prejuízos ao estabelecimento.

Vantagens de oferecer Wi-Fi para clientes

Possuir hotspots de Wi-Fi traz diversos benefícios para seu negócio. Listamos alguns dos mais importantes:

Marketing

O consumidor, para obter acesso aos hotspots de Wi-Fi, precisará criar um cadastro com informações como nome e e-mail, gerando um login que poderá ser utilizado posteriormente.

Essas informações serão armazenadas em um banco de dados e servirão para o desenvolvimento de ações de marketing e comunicação adequadas ao perfil dos visitantes.

Assim, você não estará apenas fidelizando o cliente, mas poderá utilizar a rede Wi-fi como um de seus vendedores, oferecendo produtos e serviços nas telas de acesso e melhorando o relacionamento com os clientes.

Essas ações fazem parte do Database Marketing, uma modalidade que utiliza as bases tecnológicas para a criação e execução de estratégias com foco no consumidor.

Comodidade

O usuário poderá se conectar sozinho à sua rede, sem necessidade de pedir senha. Depois de realizar o cadastro pela primeira vez, o visitante pode conectar-se automaticamente quando retornar ao local.

Assim, terá a sua disposição uma banda de acesso à internet mais estável, maior e mais rápida do que se dependesse exclusivamente dos sinais 3G e 4G do celular.

Gestão de Rede

Torna-se mais fácil gerenciar sua rede. É possível definir tempo de conexão, limite de banda, códigos de acesso entre outras formas de controle de acesso.

Segurança – Marco Civil da Internet

No Brasil, a internet é regulamentada pelo Marco Civil da Internet. Ela determina, entre outras coisas, que o responsável por um crime virtual é quem oferece a rede.

Para se proteger, é preciso registrar quem acessou para poder repassar para a justiça. A gente explica melhor sobre isso neste artigo.

Software para gestão de HotSpots de Wi-Fi

Para poder gerenciar todas essas possibilidades é necessário um software para gestão de hotspots de Wi-Fi, como o Wifi Liberado.

Você poderá a partir de um painel de controle na Web, emitir relatórios, controlar configurações, personalizar as telas exibidas para os visitantes e criar campanhas de marketing, entre outras funcionalidades.

É possível ainda integrar o sistema com o Facebook e outras redes sociais, extraindo informações básicas de lá. Essa integração também pode ser útil posteriormente na suas campanhas.

Um exemplo conhecido são lojas que vendem eletrodomésticos e outros itens. Ao se registrar nessas lojas online e visitar diversos produtos, e-mails com outros produtos relacionados são sugeridos, instigando o cliente a comprar o produto que estava anteriormente interessado.

Capacidade de incluir qualquer tipo de anúncio

Depois de conectar no Wi-Fi, o cliente precisará ver anúncios para usá-lo. Esses anúncios podem ser os mais diferentes possíveis: áudios, vídeos, imagens ou até mesmo notificações no celular do cliente. Tudo isso serve para que ele seja atraído ou, ao menos, saia do estabelecimento sabendo alguma novidade sobre a empresa. Com a quantidade de pessoas que citamos no início deste artigo, o alcance desses múltiplos anúncios pode ser inimaginável.

Em suma, existem seis benefícios ao fazer publicidade e propagandas pelo Wi-Fi: facilidade de alcançar, atrair e conseguir um cliente novo, a publicidade se expande rapidamente e ela pode ficar com o cliente e além de tudo isso, os anúncios podem ser os mais variados possíveis.

Por fim, destacamos que esse meio de publicidade é bastante recorrente hoje em dia e dificilmente não terá um bom retorno.

Portanto, vale a pena utilizá-lo na sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *